Pneus Velhos podem se Transformar em Vasos de Jardim

16/12/2013 14:01

O descarte inadequado de pneus causa uma série de problemas para o meio ambiente, porque a borracha é um material de difícil decomposição. Além disso, esse tipo de material, quando descartado de forma incorreta acaba se transformando em criadouro para o mosquito da dengue e traz prejuízos para a saúde pública.

Reutilizando pneus em jardins

Uma boa forma de reutilizar os pneus e contribuir com a sustentabilidade é transformá-los em vasos de flores para o seu jardim. Bonitos e resistentes, esses vasos são muito fáceis de fazer. Basta pegar um pneu velho e tampar o fundo para formar uma bacia. O pneu pode estar bem desgastado, mas não a ponto de aparecer os fios de aço, pois eles podem provocar cortes nas mãos.

Para fazer a tampa, use um pedaço de tábua, plástico ou lata. Com uma furadeira, faça furos no material e o amarre no fundo do pneu com arame ou barbante bem resistente. Se quiser acrescentar mais cor ao seu jardim, pinte o pneu com tinta látex ou PVA e decore o objeto de acordo com a sua preferência. Com o vaso pronto, preencha toda a parte interna com terra e plante as flores de seu gosto.

Há inúmeras maneiras de fazer uma bela decoração com os pneus transformados em vasos. Você pode, por exemplo, montar uma floreira com diversos pneus alinhados lado a lado ou formando uma escadinha. Outra solução criativa é pendurar os pneus, com as flores já plantadas, em um muro ou em galhos de árvores.

Jardim em pneus utilizados na decoração de festa

 

Para acrescentar ainda mais estilo aos vasos, vale investir em alguns detalhes, como recortes na borda do pneu. Assim, você consegue criar um design exclusivo. É possível também aproveitar o estilo do próprio pneu para chegar a um resultado mais inovador. Para tanto, convém procurar modelos diferenciados, como o off road, que possui mais detalhes e resulta em um vaso com aparência muito moderna.

Jardim com pneus velhos