“10% de inspiração e 90% de transpiração”

30/01/2014 11:35

Introdução

Você sabia que as plantas transpiram? Nós transpiramos quando fazemos atividades físicas entre outras coisas, mas e as plantas que nunca saem do lugar? Como elas transpiram? Será possível perceber este fenômeno? Confira neste experimento!

Materiais necessários

  • 1 folha de pecíolo longo
  • 2 garrafas de PET 2L
  • 500mL de água
  • massinha de modelar
  • 1 cartão retangular de papelão

Passo 1

Montagem

 Pegue a primeira garrafa e corte pela metade. Adicione os 500mL de água. Faça um furo no retângulo de papelão proporcional ao pecíolo. coloque o cartão sobre a metade da garrafa formando a base do sistema.

Passo 2

 Pegue a outra garrafa e retire parte do bico de forma que a folha se acomode dentro dela. Eancaixe o pecíolo da folha no furo do cartão de modo que ele possa tocar a água. Vede o sistema com massinha de modo que não entre ar na parte de cima do sistema. Coloque a montagem no sol. Faça a observação no dia seguinte.

Passo 3

O que acontece

 De um dia para o outro a garrafa ficará totalmente envolvida por gotículas de água. Perder água na forma de vapor parece ser algo ruim, podendo causar ressecamento, desidratação e morte do vegetal. entretanto é um mal necessário, sendo pela colaboração desse processo a forma pela qual substâncias (sais minerais, carboidratos, aminoácidos) são transportadas da raiz para as folhas porque apresentam uma pressão contrária à força gravitacional). Além de evitar o aquecimento exagerado, eliminação do excesso de calor na forma de vapor.

Passo 4

Veja também

As Árvores - Na onda da vida

https://www.ufmg.br/naondadavida/?p=697

Importância da transpiração na manutenção da temperatura do ambiente!

https://domeulixocuidoeu.wordpress.com/os-animais-e-os-residuos-urbanos/

Passo 5

Para saber mais

A frase usada como título do experimento faz referência à frase de Thomas Edison "Génio: 1% de inspiração e 99% de transpiração."

 

Fonte: Ponto Ciência