Centro de Ciência e Tecnologia Sustentável

12/10/2013 15:33

Centro de Ciência e Tecnologia

Sustentável

    Vivemos em uma das regiões com menor poder aquisitivo do país e com grande número de famintos, além dos vários problemas sociais e ambientais que sofremos. Precisamos então solucionar tais problemas com matéria-prima barata e de fácil acesso a todos, além de ideias revolucionárias na parte da ciência e tecnologia, o pública alvo dessa revolução temos certeza que são os jovens que possuem infinita capacidade para o desenvolvimento de trabalhos científicos que possam melhorar suas condições de sobrevivência, além de toda sua comunidade e cidade. A cidade de Teófilo Otoni carece de novas ideias que possam solucionar problemas que a anos os políticos não conseguem, mas a ciência talvez consiga, precisamos então de novas ideias e novas visões.

    A necessidade cada vez de procurar solução para problemas que possam ser utilizados métodos científicos e que sejam feitos por jovens da região. Muitas vezes os jovens possuem ideias que não são valorizadas e desenvolvidas. Neste projeto os interessados poderão ter uma experiência que talvez nunca fosse proporcionada a ele, por isso suas ideias serão executadas.

   O nosso maior objetivo é proporcionar os jovens das escolas públicas da nossa cidade um apego pela pesquisa científica e aplicação na sua residência, comunidade e em toda cidade. Incentivar o gosto dos estudantes do ensino básico das escolas públicas do município pela vocação científica e por pesquisas científicas.

  O projeto tem como fundamento a criação de um Centro de Ciência e Tecnologia Sustentável, este centro terá papel de dinamizar e agrupar as pesquisas que serão feitas, tendo uma sala de exposição dessas e salas para estudos e discussões em grupo. Parcerias com escolas públicas e universidades serão feitas, para que os alunos integrantes do centro possam usufruir de laboratórios de ciências e informática nessas entidades gratuitamente.

   Buscaremos parcerias com empresas privadas que tenham interesse pelo projeto, onde poderão ajudar com o uso da ciência e tecnologia a favor de suas mercadorias, oferecendo estágios para os alunos desenvolvedores de tais projetos, aumentando ainda mais as possibilidades para a entrada do mercado de trabalho.

  Para desenvolver o conhecimento da população da cidade sobre o projeto será realizado uma feira de ciências semestral onde os alunos das escolas públicas do município poderão demonstrar os projetos realizados no centro de pesquisa para toda a população, sendo que os projetos terão como obrigatoriedade, na maioria, a aplicação nos principais problemas do município. Haverá um concurso dentro da feira que os alunos que tiverem maior número de aprovação poderá receber premiações que buscaremos com empresas privadas.

  As redes sociais também serão utilizadas, sendo que todos os projetos deverão ser publicados no Facebook, Twitter e no YouTube (um vídeo explicativo), a criação de um site utilizando ferramentas gratuitas também ocorrerá, para aumentar ainda mais o conhecimento sobre os projetos desenvolvidos. Parcerias com as instituições federais de ensino superior também serão realizadas, UFJVM e IFET, para conseguir bolsas de iniciação científicas para os participantes que mais se destacarem; com a Prefeitura da Cidade, o Polo de Inovação, SESI, SEST/SENAT, SEBRAE, para promover cursos profissionalizantes.

  O projeto ainda engloba a utilização de materiais recicláveis para a realização de projetos como, por exemplo, aquecedores solares feitos de garrafa pet, já que se tratam de matérias primas de fácil acesso e necessário apenas de pequenas adaptações. O centro de pesquisa ainda terá aproveitamento da água da chuva; reciclagem de materiais; recolhimento de óleo de cozinha em vários pontos da cidade; reciclagem do lixo eletrônico; produção de adubo orgânico; aquecedores solares renováveis; hortas comunitárias; arborização; entre outros projetos que irão deixar o centro de pesquisa ainda mais com alto rigor de sustentabilidade.

  Com a criação desse projeto poderemos estimular aos alunos das escolas públicas para vocação cientifica, além de poder aumentar o interesse dos mesmos pelos estudos e proporcionar noções sobre o mercado de trabalho. As pesquisas ainda serão voltadas a resolução de problemas que afetam o nosso município e região.

  Os participantes poderão conhecer o mundo acadêmico já que será estimulado a publicação de trabalhos acadêmicos tendo como forma de preparação para o ensino superior. Ocorrerá também testes vocacionais para analisar o real perfil profissional de cada estudante

  Os jovens inseridos no projeto ajudarão a diminuir os riscos sociais quanto a real situação em que vivemos, sendo está escolha certa para o jovem, tendo os estudos como prioridade.